5 Dicas para identificar tecidos de má qualidade

Estar bem vestido é, sobretudo, estar vestido com tecido de qualidade, pois ninguém merece o desconforto de rasgões imprevisíveis, furinhos, mau cheiro, pouca durabilidade ou até alergias que tecidos de má qualidade geram. As fibras naturais são feitas de algodão, de linho, lã e de seda, todos são de origem natural ou vegetal, já as fibras sintéticas são as de viscose, nylon, poliéster, acetato e acrílico onde, além de possuírem pouca resistência, possuem um mau cheiro quando molhadas ou guardadas por certo tempo. O pior de tudo isso (ou melhor, dependendo do ponto de partida) é que com o avanço das tecnologias têxteis, ficou bem mais difícil diferenciar um tecido original de um tecido falso apenas partindo do toque.  Mas não se desespere, separamos cinco dicas valiosas para você não correr o risco de adquirir um tecido que corresponda a metáfora do “lobo em pele de cordeiro”.

  1. Tecidos de boa qualidade são, por essência, mais macios. Chega a ser redundante dizer que você deve senti-lo, mas saber O QUE sentir é que será o diferencial, pois quanto mais liso, pesado (sim, tecidos bons são geralmente mais pesados) 3 maleável for o tecido, mais qualidade ele possuirá.
  2. Quando o tecido é 100% natural a sua durabilidade, por consequência, também será maior, pois costumam ser mais resistentes e “respiráveis”, diferentemente das roupas de tecido sintético. Os tecidos sintéticos possuem uma textura mais rígida, e uma boa maneira de identifica-los é tentando amassá-los: quanto mais amassado ficar, menos qualidade ele terá.
  3. Outra característica marcante dos tecidos sintéticos é a sua elasticidade, o que faz com que eles tenham a tendência em se deformar. Tecidos naturais não possuem elasticidade, então, fica bem mais fácil distingui-los identificar a porcentagem de originalidade utilizando esse critério.
  4. Um sinal muito claro de má qualidade são aquelas bolinhas que ficam grudadas no tecido, e essas bolinhas tendem a se multiplicar na lavagem, por isso passe bem longe das bolinhas.
  5. O valor do tecido também denuncia sua qualidade. Tecidos de baixo custo quase sempre não são originais, por isso não se deixe levar pela falsa ideia de economia: o barato pode sair caro.

 

Receba gratuitamente nossas atualizações
Dicas, novidades e conteúdo especial
Respeitamos sua privacidade